midiaria.com midiaria.com

Mais informações

SP 55 11 2729-8617

contato@midiaria.com

R. Dr. Cândido Espinheira, 560 - Sala 92
Perdizes, São Paulo - SP, 05001-100

shape shape

Especiaismidiaria.com meeting junho 28, 2017

Imprensa tradicional enxerga podcast como oportunidade para conteúdo de nicho

123esite

Escrito por 123esite

Tempo de leitura 3 min

Imprensa tradicional enxerga podcast como oportunidade para conteúdo de nicho

De forma um pouco mais tímida como ocorreu com os blogs, em meados dos anos 2000, a imprensa tradicional dá sinais de ter acordado para os podcasts. Ansiosos por estabelecer uma audiência cativa antes da concorrência, esses veículos apostam na convergência entre os meios convencionais e essa nova mídia, aliado ao comportamento do consumo sob demanda.

Siga a midiaria.com no Instagram, no Pinterest, no Google+, no Linkedin, no Twitter e no Facebook!

“Não adianta mais esperar que o leitor venha até o site ou jornal para manter-se informado. É preciso ir atrás dele”, explica Luís Fernando Bovo, editor executivo de Conteúdos Digitais do jornal O Estado de S. Paulo.

Desde março o Estadão – portal que agrega todo conteúdo digital do veículo – conta com um canal que reúne hoje 11 programas sobre assuntos variados. “O que oferecemos é uma curadoria de conteúdo. No Estadão Notícia, nosso carro-chefe, mais do que trazer a notícia, nossos colunistas buscam contextualizar o leitor, fazendo-os entender o que aquele fato significa”, argumenta.

Não adianta mais esperar que o leitor venha até o site ou jornal para manter-se informado. É preciso ir atrás dele.

Desde o lançamento até maio deste ano, os podcasts registraram juntos cerca de 180 mil downloads. Para Bovo, o know how proveniente da Rádio Eldorado e o cuidado com o formato são os principais fatores desse sucesso. “Não é só gravar e pôr no ar. É uma mídia que exige o uso da trilha, ritmo e encadeamento da pauta direcionado a seduzir o ouvinte”, evidencia.

No caso do Estadão Notícia, o executivo aponta o The Daily, do jornal americano The New York Times, como principal inspiração. “São sucintos, objetivos e exploram as notícias com mais profundidade”, explica.

O podcast nova-iorquino é uma inspiração também para a Rádio CBN. Apesar de disponibilizar alguns quadros de colunistas nesse formato há algum tempo, desde maio lançou o programa CBN Professional, distribuído exclusivamente pela internet.

“É um formato que exige uma edição mais imersiva. Por isso, como é um programa de entrevista, busco produzir de uma forma que o ouvinte se sinta no meio da conversa”, conta Thiago Barbosa, repórter-âncora da Rádio CBN. O jornalista é um dos responsáveis pela adoção do formato pelo veículo, que vê nesse meio uma oportunidade de apresentar conteúdos para nichos específicos. “No rádio, temos a necessidade de abranger um público mais geral, o que não permite abordar alguns temas de forma mais específica. Já no podcast podemos trabalhar de forma mais segmentada”, explica.

No rádio, temos a necessidade de abranger um público mais geral, o que não permite abordar alguns temas de forma mais específica. Já no podcast podemos trabalhar de forma mais segmentada

Além do formato de entrevista, tanto o Estadão como a CBN enxergam no podcast uma oportunidade de produzir grandes reportagens, mas num segundo momento. “É preciso pensar tanto no formato de apresentação como a operacionalização disso. Não adianta iniciar esse trabalho sem dar continuidade”, defende Bovo. Outra preocupação de ambos está também na monetização. “Acredito que o aumento de audiência nos ajudará a trazer mais anúncios”, afirma Barbosa.

Quer saber mais sobre a produção de podcasts no Brasil? Inscreva-se no midiaria.com meeting, uma plataforma de conteúdo audiovisual que busca explorar os temas mais quente do mercado de comunicação.