Comunicação e Mídias Sociais junho 24, 2013
Ideias para ajudar na prospecção de clientes pelo Facebook
O Facebook ainda é a maior mídia social do mundo. Digo “ainda” porque os próprios usuários dirão até quando essa rede será a principal forma de comunicação via web. Logo, para compreender o que quer o seu consumidor, é preciso entender como ele se comporta nesse site. E isso pode influenciar o futuro do seu negócio – seja ele online ou não. Abaixo, listo pontos importantes para quem pensa em prospecção de clientes via Facebook.
Interação: interagir com as pessoas que curtem a página do seu negócio ajuda a entender a demanda e o comportamento das pessoas que seguem a fan page. Tenha como prática analisar os dados do Facebook Insights (página de mensuração da sua fan page) para saber onde estão seus curtidores e o que eles mais gostam na sua página. Essa avaliação ajuda a balizar o tipo de conteúdo que posta.
Teaser: vai lançar um produto? Que tal aguçar a curiosidade dos seus fãs mostrando um breve vídeo ou imagem do que está por vir? Uma provocação pode gerar certo buzz em torno da sua marca.
Variedade: postar conteúdo relacionado à marca ou produto ajudam no engajamento. E ele não precisa ser próprio; reportagens, artigos e vídeos de terceiros indicam que você pode ser uma boa fonte de informação.
Curtir o próximo: outra maneira de participar da grande comunidade que é o Facebook é curtindo páginas de empresas e marcas que podem ser parceiras ou têm a ver com seu negócio. Curtir o alheio e interagir em outras páginas pode atrair novos consumidores para sua marca.
Equilíbrio: não seja uma fan page vendedora ao extremo. O ideal é que suas postagens respondam por 80% de conteúdo relevante e 20% de postagens comerciais.
Com essas pequenas dicas, a possibilidade de se ganhar a simpatia do fã aumenta, assim como a chance dele comprar seu produto ou serviço de maneira natural.
#ficadica