planejamento estratégico de marketing fevereiro 19, 2013
Home office, a grande tendência do momento
Neste post quero abordar um assunto diferente e fazer você, que é um grande empreendedor individual ou parte de uma pequena sociedade, refletir sobre o assunto que, com certeza, alguém já lançou: “onde fica o seu escritório?”. É nessa hora que bate aquele receio de dizer que o escritório fica dentro de casa, o famoso home office. Não tenha vergonha de dizer que trabalha em casa, pois é a grande moda do momento. Acredite!
O grande desafio para um profissional que quer estabelecer uma estação de trabalho a partir de casa é disciplina, determinação e a tarefa de criar um ambiente funcional e aconchegante. Pense que você precisa de um ambiente clean e relaxante, com tons que proporcionem tranquilidade. Você pode optar pela escolha do branco, da marcenaria, e do bege para ocupar as paredes. O toque colorido você pode dar para as cadeiras e para os mimos da decoração.
Essa tendência já é uma realidade em nossa área de marketing e comunicação também, sobretudo nas grandes cidades. Essa é a oportunidade que deve crescer muito nos próximos anos e criar chance de negócios para quem souber aproveitá-la. Estima-se que cerca de 3 milhões de pessoas já trabalham nesse sistema, sem sair de casa, em todo o Brasil, segundo dados publicados na Revista Pequenas Empresas Grandes Negócios.
Vamos à pergunta: quais são os desafios que esse tipo de empreendedor enfrenta quando comparado aqueles que optam por ter um negócio no modelo tradicional?
Os principais desafios serão:
- Garantir privacidade entre a vida pessoal e o ambiente de negócios;
- Garantir segurança pessoal tendo em vista que pessoas desconhecidas frequentam sua casa;
- Garantir em seu espaço organização e profissionalismo;
- Garantir por meio de planejamento o equilíbrio lucrativo entre “Home” e “Office”;
- Garantir profissionalismo de seus colaboradores e não apenas amizade.
Quais os riscos?
- Falta de compromisso com horários;
- Não ter limites claros e definidos entre a vida familiar e empresarial;
- Excesso de permissividade que transforma clientes em “amigos íntimos”;
- Dispensar controles por acreditar na “simplicidade da operação”;
- Tratar colaboradores como amigos da família.
Em sua opinião, quais são os grandes desafios de um trabalho a partir de casa? Já pensou em estabelecer um negócio próprio nesse formato?