EspeciaisWeb Summit 2021 novembro 3, 2021
Futuro do e-commerce é voltar às origens
A nova era do comércio eletrônico e físico já está à disposição de pequenos e grandes players de mercado. Basta olhar o ecossistema de comunicação disponível no entorno do seu público-alvo. David Cancel, Co-founder e CEO da plataforma de vendas Drift, comentou em uma sessão sobre o tema no Web Summit que o maior desafio dos empreendedores é utilizar os canais de comunicação de forma útil para seus negócios e seus clientes.
Leia também: Embaixadores de marca e live commerce dominarão marketing de influência em 2022
Segundo ele, com a digitalização dos negócios nos últimos dois anos, muitas empresas focaram no virtual e esqueceram os demais canais. Agora isso precisa mudar, e Cancel recomenda o caminho. “Começamos pelo entendimento de como cada cluster se comporta, em conversas pelo Zoom, pelo telefone e a partir disso fazemos um desenho de como nos comunicamos com o consumidor. É preciso se conectar com o que já está disponível”, defendeu o executivo.
Segundo David Cancel, alguns segmentos ainda terão maior lucro no varejo tradicional. “Artigos de luxo e de valor agregado ainda precisam do varejo presencial. E isso não vai mudar”.
Inteligência artificial, bots e Metaverso
Questionado sobre a utilização da inteligência artificial, bots e da nova aposta do Facebook, o metaverso, David Cancel compartilhou alguns pensamentos.
“A questão é que os bots que nos incomodam são programados para fazer exatamente o que fazíamos anteriormente, no varejo tradicional. Na verdade, os novos bots se adaptam às necessidades e conversas que o usuário quer. Isso é inteligência artificial nos auxiliando com aprendizagem de máquina”.
“O metaverso pode ser uma ponte entre o consumidor e as empresas que querem entrar para o e-commerce do futuro. É o que imagino neste momento”.
O maior desafio para o e-commerce agora
“O desafio é saber como escalar o e-commerce a partir de um contato mais humano, próximo e relevante. Estamos aprendendo com a Amazon e a Shopify, mas ainda estamos tateando como trabalhar simultaneamente com diversas plataformas. Temos que aprender como falar as mesmas coisas de formas diferentes para ganhar a atenção do consumidor”.
Hábitos e localidades
Por fim, David Cancel comentou sobre como as plataformas se adaptam a necessidades locais tão diversas e específicas em um mundo em constante transformação.
“Ao mesmo tempo que promovemos a globalização das plataformas de e-commerce, temos o desafio de regionalizar de acordo com as necessidades da empresa e do consumidor. É voltar às origens”.