web, tecnologia e seo julho 24, 2013
É possível traçar o perfil do consumidor digital?
A resposta é sim, e posso dizer que esse processo é muito rápido! Nos dias de hoje é muito fácil traçar esse perfil e elaborar estratégias em pouco tempo. As etnografias de consumo produzidas na área acadêmica de marketing têm permitido, enfim, uma maior proximidade com o modo de pensar do consumidor. Saber o motivo das pessoas comprarem, de que forma consomem, como os grupos se classificam em relação a outros a partir do uso de determinados produtos, por exemplo, são algumas das questões que podem ser desvendadas por meio dos estudos antropológicos na área de pesquisa sobre o consumidor.
Siga a midiaria.com no Pinterest, no Google+, no Linkedin, no Twitter e no Facebook!
No ambiente digital podemos analisar o perfil das pessoas, os questionamentos feitos e o tipo de produto que elas costumam comprar. Pequenas empresas têm mais facilidade para fazer esse tipo de trabalho, pois elas vão depender de um mailing ou base de fãs/seguidores em redes sociais. Também é possível recorrer a alguma pesquisa por meio de formulário. Muito mais que coleta e o registro desses dados, é importante dedicar tempo para analisá-los. Isso não é feito pela maioria das empresas, que não sabem ou não querem fazer esse trabalho. Se você conseguir traçar o perfil psicológico dos seus consumidores mais ativos, já poderá desenvolver planos de ação específicos para eles.
Todo esse projeto de coleta e registro das informações do consumidor digital deve conter categorias. Elas são fundamentais para que possamos traçar perfis (culturais, pessoais, sociais e psicológicos).
Como você realiza esse trabalho para análise de perfil desse consumidor?