DES 2023 junho 14, 2023
Digital Enterprise Show 2023 prevê que evolução da IA abrirá mais criação de empregos
A sétima edição do DES – Digital Enterprise Show começou com a apresentação do primeiro Índice de Transformação Digital desenvolvido pelo Grupo Futurum e pelo DES para identificar como os executivos percebem e respondem à transformação digital em seus negócios e setores.
O estudo demonstra que os acontecimentos dos últimos 3 anos levaram a um aumento significativo da competência e confiança digital. A esse respeito, 55% dos entrevistados afirmam ser líderes digitais em seu setor, enquanto apenas 17% acreditam que suas organizações adotam lentamente a tecnologia.
A percepção da tecnologia como impulsionadora da criação de empregos também cresceu nos últimos três anos. Assim, 43% dos entrevistados afirmam que as novas tecnologias criaram oportunidades de emprego, ante 35% em 2019.
De fato, a criação e destruição de empregos será uma área a ser observada à medida que a IA se torna uma parte fundamental da estratégia de tecnologia das organizações. Embora a IA torne algumas funções obsoletas, ela abrirá novos tipos de emprego de maior valor “Cada revolução tecnológica pela qual passamos foi um catalisador para a criação de novos empregos. Na revolução atual, ainda não está claro como serão esses empregos, mas o cenário que está se abrindo é fascinante”, disse Daniel Newman, CEO do The Futurum Group.
Seguindo Newman, a cúpula internacional também contou com gurus de tecnologia de classe mundial, como Chief Evangelist Officer Vala Afshar e Mike Hayes, COO da VMWare, que compartilharam as chaves para o desenvolvimento de um processo de digitalização bem-sucedido em empresas e instituições. Tendo a Inteligência Artificial como pano de fundo, os dirigentes destacaram a humanização da tecnologia, destacando que o desenvolvimento de tecnologias exponenciais tornou necessário reafirmar o papel das pessoas no processo de digitalização.
O valor das equipes para a transformação digital
O ex-militar da Marinha e conselheiro da Casa Branca, Mike Hayes, colocou o foco no poder das equipes. “Equipes amplificam e produzem resultados”; é preciso “pensar em equipes e tecnologia, como se unem e como andam de mãos dadas”. que ajudam a ser mais rápido e melhor, e na capacidade de impacto da tecnologia “você já mudou a vida de alguém que você conhecia? E de pessoas que você não conhecia? Esse é o poder da tecnologia”, afirmou o executivo com firmeza.
A transformação digital é um processo em constante evolução
O renomado guru internacional, Vala Afshar, defendeu no DES2023 a importância do movimento, da energia e da informação para o sucesso dos negócios e o pleno desenvolvimento do nosso potencial. “Procure pessoas, faça amigos, crie conexões e isso o levará a atingir todo o seu potencial”, incentivou o especialista aos participantes.
Para imprimir esse movimento nas organizações, o guru apontou sete princípios fundamentais, entre eles a integração de sistemas para melhorar o trabalho diário, a distribuição de tarefas ou a autonomia, que, nas palavras do especialista, é “dar pessoas a liberdade e o espaço para serem criativas; pessoas que não têm medo do fracasso, que fazem parte da nossa cultura”.
Vala Afshar também afirmou a necessidade de desaprender para continuar com o processo de transformação digital. “80% dos processos de transformação digital falham”, por isso “é preciso desaprender para dar espaço a estas novas tecnologias”. “Devemos ter mentalidade de principiante e querer sempre aprender com os erros”, concluiu.