midiaria.com midiaria.com

Mais informações

SP 55 11 2729-8617

contato@midiaria.com

R. Dr. Cândido Espinheira, 560 - Sala 92
Perdizes, São Paulo - SP, 05001-100

shape shape

planejamento estratégico de marketing junho 24, 2012

#dasbancas: o networking na construção da rede de contatos

Kleber Pinto

Escrito por Kleber Pinto

Tempo de leitura 2 min

#dasbancas: o networking na construção da rede de contatos

Nossa dica dessa semana é a reportagem de capa da revista Exame PME, que aborda o tema networking – técnica de criar, desenvolver e manter uma rede de contatos informais, buscando criar condições para a satisfação de interesses mútuos, onde os participantes se mantêm em contato e buscam usar os recursos (essencialmente informações ou a possibilidade de uma indicação ou apresentação) uns dos outros no momento da necessidade.

O americano Ivan Misner, fundador do BNI, notou que a maioria dos empreendedores tem dificuldade para formar uma rede de contatos. Muitos não sabem por onde começar ou ficam constrangidos ao abordar um desconhecido num coquetel ou no intervalo de um seminário. Os que vencem a timidez geralmente não sabem muito bem o que dizer. E, entre os poucos que causam uma boa impressão, uma minoria consegue transformá-la num relacionamento que resulte em negócios.

Misner desenvolveu um método em que se pratica o mandamento número um do networking: dar para receber. Ao final de cada reunião, os empreendedores devem dar satisfação do que fizeram em prol do grupo durante a semana. “Espera-se que cada participante tenha, no mínimo, uma contribuição. Pode ser, por exemplo, uma indicação que um colega pediu no encontro passado. De acordo com Misner, em 2011 esses deveres de casa ajudaram os membros do BNI a fechar negócios de US$ 3 bilhões em todo mundo com base em 6,8 milhões de indicações.

Nessa edição da PME você encontrará cases que mostram como cultivar relacionamentos essenciais para uma pequena ou média empresa competir num mundo em que tudo e todos estão cada vez mais interligados. Leia e compartilhe!

Veja outras dicas da seção #dasbancas