planejamento estratégico de marketing janeiro 18, 2015
#dasbancas: compre experiências, e não coisas
Nossa indicação dessa semana é a matéria de capa da Revista Época “Compre experiências, não coisas”. Novas pesquisas mostram que investir em viagens, jantares e aventuras, em vez de produtos, pode levar a uma vida mais feliz.
Siga a midiaria.com no Instagram, no Pinterest, no Google+, no Linkedin, no Twitter e no Facebook!
O grande mantra do momento é “consumir menos – e consumir melhor”. Consumir de modo que a sensação de prazer perdure e até mesmo se renove com o passar do tempo. Ou seja, a bola da vez é consumir experiências em vez de coisas materiais.
De acordo com pesquisas feitas nos últimos anos, investir em experiências aumenta substancialmente as chances de levar uma vida mais feliz, mais plena de sentido e significado. Uma dessas pesquisas foi divulgada recentemente pela Universidade de Cornell, nos EUA. Liderado pelo pesquisador americano Thomas Gilovich, o estudo intitulado Uma vida maravilhosa: o consumo experimental e a busca pela felicidade mediu, durante três anos, a forma como consumidores se sentiram em relação a suas compras, em intervalos de tempo distintos. Gilovich é um dos maiores especialistas do mundo em comportamento dos consumidores. No estudo mais recente, sua principal conclusão é que o gasto com experiências como jantares, viagens, passeios e espetáculos causa uma sensação de felicidade mais intensa e duradoura do que compras de produtos, por mais grandiosas e antecipadas que elas sejam.
“As experiências, ao contrário dos produtos, seguem em nossa memória e são revividas sempre que compartilhadas, expandindo nossa percepção de prazer e a de pessoas com quem as dividimos”, afirma Gilovich.