Comunicação e Mídias Sociais março 18, 2012
#dasbancas: como inovar e fazer sorteios pelas mídias sociais são temas da revista Wide
Há muitas empresas brasileiras inovando por aí. E não é preciso ser uma multinacional para ter cases de sucesso em inovação. Assim demonstra a revista Wide de março/abril, que traz em sua reportagem de capa um especial sobre essa tendência nacional.
O artigo traz uma compilação de argumentos que reforçam a ideia de que o Brasil é, sim, um país propício para inovação: alto crescimento econômico, liberdade política e desigualdade social em baixa. Há cases inspiradores de empresas como Coca-Cola, Samsung, Tecnisa e Sony. No entanto, o que mais vale destacar dessa reportagem são as atitudes básicas que qualquer empresa ou empreendedor pode tomar para começar a inovar, segundo o especialista em gestão Rowan Gibson. A saber:
- Tempo e espaço – é preciso conceder certa liberdade para que colaboradores ou mesmo parceiros pensem em novas ideias. Um exemplo citado por Gibson é a Google, que concede um determinado período do dia para que seus colaboradores relaxem e tenham novas ideias;
- Diversidade – não adianta as pessoas pensarem da mesma maneira. Onde há diversidade de pensamento, há maior probabilidade de inovação;
- Conexão – empresas que querem inovar precisam estar atentas aos seus times e sempre promover a conexão de pessoas e o networking;
- Insights – como esse item é mais complicado, Rowan Gibson acredita que as empresas precisam fomentar que seus colaboradores verbalizem suas ideias por mais absurdas que elas pareçam. Assim, novas formas de fazer negócio ou criar produtos e serviços surgirão.
A Wide desse bimestre ainda conta com uma reportagem bem bacana sobre o uso das mídias sociais para fazer concursos e sorteios de brindes, promovendo uma marca na web. Segundo a publicação, as empresas ganham investindo nesse tipo de promoção:
- maior audiência, interação e participação em seus perfis nas mídias sociais;
- maior alcance de sua comunicação por meio de compartilhamentos;
- fixação da marca em caso de brindes da própria empresa;
- fidelização de participantes que se identificarem com esse tipo de sorteio ou concurso.
Outro tema de destaque da revista é a importância do teste A/B. Para quem trabalha em e-commerce, essa reportagem vem em boa hora, pois trata de como fazer uso dessa técnica para aumentar a conversão em vendas. Nada de “achismo”! Há técnicas que aprimoram a usabilidade de um site e melhoram sua performance em vendas.