Web Summit Rio 2025 abril 28, 2025
Criadores ou pequenos negócios? Visa mira na creator economy

A ascensão da economia criativa está chamando a atenção das grandes empresas – sejam elas big techs ou anteriores à Era Digital. O mercado, avaliado em cerca de US$ 250 bilhões, está no radar da Visa. A empresa global de soluções financeiras está de olho na próxima geração de pequenas empresas, incluindo os criadores de conteúdo.
Jonathan Kolozsvary, líder de pequenos negócios da Visa, subiu ao palco do Web Summit Rio 2025 para anunciar que a empresa tem trabalhado em soluções antes oferecidas apenas para o varejo físico e agora disponíveis para a Gen Z que vive da renda gerada por produção de conteúdo.
Os números apresentados justificam as soluções de pagamento oferecidas à creator economy:
- 41% dos criadores de conteúdo estão tentando criar novos modelos de negócio.
- 57% buscam por ferramentas mais qualificadas.
- 41% usam os canais sociais para se capacitarem.
- 68% buscam melhor experiência com a gestão de suas finanças.
Diante deste cenário, a Visa criou uma primeira campanha, GetP@id, onde educa os produtores de conteúdo a fazerem melhor gestão de seu dinheiro e como podem usar as ferramentas da empresa para gerar renda pelos canais digitais.
“O espírito de empreendedorismo de um criador de conteúdo é o mesmo que o de um empreendedor de qualquer outro setor. No Brasil, vemos um crescimento 234% no interesse desses criadores em adotar ferramentas que os ajudem a fazer melhor gestão de seu empreendimento”, disse Kolozsvary.
O executivo compartilhou o caso de Giovana Camile, primeira criadora de conteúdo da Visa a usar as ferramentas de gestão e, mais recentemente, garota-propaganda das soluções da empresa. Com mais de dois milhões de seguidores no Tik Tok e um milhão no Instagram, Giovana é um exemplo de como a Gen Z pode faturar alto e ainda levar prospoeridade para a estratégia da Visa.