midiaria.com midiaria.com

Mais informações

SP 55 11 2729-8617

contato@midiaria.com

R. Dr. Cândido Espinheira, 560 - Sala 92
Perdizes, São Paulo - SP, 05001-100

shape shape

EspeciaisWeb Summit 2020 dezembro 2, 2020

Consumidor fica cada vez mais distante do dinheiro físico. O que vem pela frente?

Lucas Lima

Escrito por Lucas Lima

Tempo de leitura 2 min

Consumidor fica cada vez mais distante do dinheiro físico. O que vem pela frente?

Uma discussão muito rica foi liderada por Dan Schulman, CEO da PayPal, que coloca de cara um caminho sem volta dentro do sistema financeiro: a digitalização. “A pandemia acelerou tendências que já existiam há pelo menos três, cinco anos. E um ponto reflexivo: o consumidor está cada vez mais distante do dinheiro físico – uma pesquisa da Mastercard já aponta que este percentual já está na casa dos 70%”, destacou o executivo durante o Web Summit 2020.

A empresa a qual ele lidera, que é uma gigante do comércio eletrônico, se coloca à frente quando o assunto é inovação no que tange a meios de pagamentos. A única “pulga atrás da orelha” que Dan carrega: “uma das coisas que me deixa acordado à noite é a ameaça dos ataques cibernéticos. Em média, uma empresa norte-americana é atacada quatro milhões de vezes por ano e as instituições financeiras cerca de milhares de milhões de vezes. E por isso, continuo imprimindo meus extratos bancários, como meio de oposição a um dia entrar em meu computador e ver uma série de zeros, pois dinheiro hoje em dia são apenas dígitos”.

Schulman coloca o seguinte ponto em evidência: “moedas digitais vão tornar-se mainstream”. O mundo e os negócios caminham cada vez mais para o digital, e as transações que antes eram digitais apenas online, são agora também no off-line – em uma loja podemos pagar com cartões por aproximação, com o toque do celular ou por meio de QR Code.

A PapyPal permitiu recentemente que seus usuários comprem, detenham e vendam criptomoedas em suas carteiras digitais, correspondendo cerca de 54% das pretensões dos clientes que utilizam os serviços da empresa, segundo último levantamento realizado pela empresa.

Ou seja, muitas são as mudanças que estão por vir, principalmente no contexto financeiro, e Dan Schulman colocou com muita maestria como essa movimentação já ocorre. “Pode-se criar um sistema financeiro, uma tecnologia nova e moderna e que seja rápido, menos cara e que estimule mais pessoas a entrarem no sistema, com foco em inclusão e na redução de custos, impulsionando a saúde financeira dos cidadãos. Portanto, no longo prazo, estou muito otimista com as moedas digitais de todos os tipos”, conclui o executivo.