midiaria.com midiaria.com

Mais informações

SP 55 11 2729-8617

contato@midiaria.com

R. Dr. Cândido Espinheira, 560 - Sala 92
Perdizes, São Paulo - SP, 05001-100

shape shape

BrandingComunicação e Mídias Sociais agosto 7, 2020

Comunicação: cada vez mais essencial para as marcas

Midiaria Essencialmente integrada

Escrito por Midiaria Essencialmente integrada

Tempo de leitura 3 min

Comunicação: cada vez mais essencial para as marcas

A pandemia de Covid-19 despertou a insegurança, mas também trouxe uma certeza para o mundo corporativo: a comunicação nunca foi tão importante como agora.

Passar feedbacks assertivos, liderar, alcançar resultados, atingir o seu público-alvo… a comunicação possui um papel-chave para atingir essas metas. O processo de comunicação permitiu que as empresas se adaptassem à nova realidade, abriu um via de troca de informação com seu público interno e externo e facilitou a implementação do home office.

A importância desse processo foi tratada durante uma live realizada pela Abiquim com a participação do diretor de marca e relacionamento da midiaria.com, Lucas Lima. 

O motor das empresas

Inicialmente, é preciso saber que essa equação é composta por duas variáveis: pessoas e organizações. “As empresas têm que entender que seus colaboradores, ao trabalhar em casa, são impactados pelos desafios profissionais e pessoais ao mesmo tempo. Compreender esse cenário e apoiá-los com mensagens de incentivo deve ser a grande voz das empresas nesse momento”, afirma Lucas Lima.

“Já os gestores devem saber que essa nova rotina, o home office é uma realidade e, mais do que nunca, seus liderados necessitam de atenção. As pessoas estão sendo bombardeadas por informações que podem gerar tristeza, ansiedade, insegurança, entre outros sentimentos. A empresa precisa combater esse tipo de situação”, destaca Lima.

O grande motor para que tudo funcione em plenitude é a COMUNICAÇÃO. 

 A empresa como uma bússola orientadora 

As empresas que já conseguiram ver resultados positivos nessa nova mudança adotaram algumas medidas rapidamente, criando um ambiente positivo para seus colaboradores. Os gestores estão mais disponíveis, orientando esse novo momento e entendendo as variáveis que seus colaboradores possam vir a ter em sua vida pessoal, como o homeschooling, atividades domésticas, entre outras.

Um das possibilidades para incentivar esse ambiente positivo é a utilização de um espaço para a realização de enquetes, histórias de home office, compartilhamento de cases de sucesso da marca, cursos onlines para capacitação da equipe e responsabilidade social, esclarecendo possíveis dúvidas da equipe.

“Com esse tipo de ação, a empresa consegue mensurar o engajamento de seus colaboradores, além de gerar um ambiente de tranquilidade, de confiança e de informações do bem”.

O mundo está cada vez mais politizado, há uma guerra de informação, fake news, e isso impacta o ambiente corporativo. A marca tem que filtrar a informação, algo que agregue ao core business da empresa, fazendo essa uma grande bússola orientadora de seu mercado. 

A tecnologia em uso

Qualquer empresa que comece a aprofundar o uso da comunicação em sua cultura deve entender, antes de tudo, que há tecnologias para auxiliar a metrificar o resultado de suas ações.

É possível analisar cada passo de uma campanha de comunicação, para saber se ela está dando resultado. Novos leads, cliques em links, curtidas, alcance. É possível saber o caminho que levou à análise dessa informação para o ganho da marca. 

Lucas Lima acredita que a informação possa ser utilizada cada vez mais para o bem da empresa. “O profissional de marketing ou comunicação deve entender esses dados e questionar o que está dando certo. Ele deve analisar tendências e seguir questionando, para que os resultados continuem ocorrendo.”

A tecnologia deve ser a grande facilitadora para que a comunicação se torne cada vez mais essencial em um mundo totalmente conectado.