DES - Digital Enterprise Show 2022 junho 14, 2022
Como o metaverso já está impactando os Recursos Humanos?
O metaverso, tipo de mundo virtual que simula a realidade por meio de dispositivos digitais, veio para ficar, principalmente dentro das organizações, impactando diretamente as áreas de recursos humanos. Ações como reuniões, prospecções e treinamentos são exemplos que podem ser realizadas nessa nova realidade. Esse foi o tema debatido pelo CEO da nubi.city, Gustavo Medina, no DES – Digital Enterprise Show 2022, em Málaga, na Espanha.
As empresas criam um ambiente de interação, por meio do metaverso, com seus colaboradores sabendo o que cada um está fazendo, quando chegam, saem, param para almoçar, reúnem equipes, entram em uma sala para discutir projeto em que cada um está focado, e alertam remotamente alguém para chamar a atenção para algo que o grupo precisa.
No metaverso, as salas de reuniões se tornam mais interativas, a exemplo da imagem abaixo, simulando a vida real, mas de maneira virtual.
O metaverso reserva e muito para os Recursos Humanos com aplicações reais e que podem contribuir efetivamente para o trabalho em equipe, promover colaboração, aprendizagem virtual, espaços de bem-estar, eventos sociais, entre outros.
Por meio de avatares, muitas frentes podem ser abertas e as equipes podem realizar suas ações de maneira tridimensional com suas representações digitais.
Muitas coisas ainda estão por vir sobre esse tema. Trata-se de uma (r)evolução que veio para ficar e transformar as organizações.