planejamento estratégico de marketing maio 1, 2012
Como motivar pessoas a participarem do crowdsourcing (infográfico)
Cada vez mais acredito no poder do coletivo. Para produzir ciência e tecnologia, demandas, negócios e até revoluções sociais. Dia desses, me deparei com um infográfico que reflete sobre como motivar a multidão a produzir conhecimento e soluções.
Aqui mesmo no blog, o Lucas Lima, especialista em planejamento estratégico da midiaria.com, já escreveu que “inserir pessoas com ideias em um ambiente colaborativo é a missão do crowdsorcing“. E cabe a este modelo de produção engajar pessoas para que a inteligência da multidão trabalhe por um bem comum. Mas como?
Segundo a Webdirecting.com, consultoria da República Tcheca especialista nessa questão, há cinco dicas para a promoção do crowdsourcing:
- Primeiramente é preciso falar e interagir antes de pedir a contribuição alheia;
- As pessoas se dispõem a contribuir quando são reconhecidas e encontram a motivação que sentem falta em seu emprego, por exemplo;
- É preciso atentar ao seguinte: contribuintes buscam o sentimento de orgulho por fazerem parte de um projeto, querem diversão, gostam de impactar positivamente os outros, perseguem as relações humanas e se conseguirem algum dinheiro extra com isso tudo ficam mais felizes;
- Um indivíduo atrai o outro quando se fala em contribuição. “Se fulano está ganhando notoriedade e diversão, por que eu não posso fazer o mesmo?”;
- Por último, o infográfico oferece a roda da motivação para que você descubra o quanto está disposto a contribuir por um projeto.
Quer alguns exemplos práticos – e rentáveis – desse modelo de produção?
O Wikipedia nasceu – e sobrevive – do conhecimento das multidões; o site We Do Logos faz a conexão entre designers e clientes que buscam fornecedores para suas demandas de arte; e a Tecnisa Ideias abre espaço para que o usuário mostre seu lado criativo para qualquer área da construtora.
Muitas vezes a solução para aquele seu projeto sair do papel está na resposta alheia.
#pensenisso