midiaria.com midiaria.com

Mais informações

SP 55 11 2729-8617

contato@midiaria.com

R. Dr. Cândido Espinheira, 560 - Sala 92
Perdizes, São Paulo - SP, 05001-100

shape shape

Comunicação e Mídias Sociais fevereiro 20, 2019

Como estabelecer uma estratégia de comunicação para Startup?

123esite

Escrito por 123esite

Tempo de leitura 3 min

Como estabelecer uma estratégia de comunicação para Startup?

Empreendedores da nova economia se perguntam qual é a melhor forma de anunciar uma startup no mercado. Inbound Marketing, mídia patrocinada, eventos, assessoria de imprensa, eventos, etc são algumas opções. Felizmente todas as alternativas estão certas. Cada estratégia vai se encaixar em um momento da empresa.

Preparamos esse artigo para que você tome conhecimento das ações necessárias para que a sua startup ganhe ainda mais força a partir de uma comunicação estratégica.

Inbound Marketing

O Inbound Marketing não é somente uma boa ideia, mas uma das ações mais necessárias para garantir o crescimento de todos os tipos de negócios, principalmente de uma empresa que tem que educar o mercado para um novo tipo de negócio ou consumo.

O objetivo é listar a startup nas páginas de resultado dos buscadores de maneira orgânica, sem investir em mídia paga.

Basicamente, o Inbound Marketing busca atrair o consumidor e fazer com que o mesmo chegue a determinado produto ou serviço em oposição ao modelo tradicional de Outbound Marketing, que trabalha na interrupção do consumidor para tentar chamar a sua atenção para uma marca, produto, serviço ou ideia.

Mídia paga

O impulsionamento estratégico de conteúdo por meio de investimento financeiro em anúncios ajuda a ter um retorno rápido em resultados, o que é fundamental para uma empresa que almeja ganhar visibilidade mais rápido. O retorno rápido só vem com um porém: o custo das palavras!

A mídia paga é mensurada como um leilão, o chamado Custo Por Clique (CPC). Quanto mais concorrida for a palavra-chave, maior será o custo por clique para o anunciante.

Assessoria de imprensa

É importante saber se a startup está pronta para esse porte. Uma empresa que, por exemplo, lança um aplicativo para smartphones que não funciona bem em testes feitos por jornalistas ou que não consegue atender a maior demanda gerada por uma reportagem, terá como resultado artigos com críticas ou até queixas de clientes nas redes sociais.

E ser conhecido por oferecer um produto ruim é pior do que ser desconhecido pelo mercado.

Se o negócio já está “redondo”, funcionando de forma correta e com capacidade para atender a uma maior demanda, é hora de buscar a ajuda de um especialista de relacionamento com a imprensa e influenciadores.

Afinal, as startups não costumam contar com profissionais especializados nessa área.  As agências de comunicação especializadas em Relações Públicas têm conhecimento para montar uma estratégia adequada, tanto junto aos veículos de mídia quanto à sua atuação nas redes sociais, além de conhecer o caminho das pedras para conseguir a postagem.

tags: