Comunicação e Mídias Sociais julho 13, 2020
Como escrever para C-Level
A chave para alcançar executivos, ou público C-Level, é entender os interesses de uma empresa. Criar conteúdo que se conecta a um público significa encontrar maneiras de corresponder a esses interesses e distribuí-los onde eles provavelmente o verão.
Para executivos, os esforços tradicionais de marketing ficam aquém. “Precisamos parar de interromper o que as pessoas estão interessadas e ser o que as pessoas estão interessadas,” disse Craig Davis , ex-chefe de criação da J. Walter Thompson , uma das maiores empresas de comunicação de marketing do mundo.
Os executivos estão tomando decisões de alto nível com consequências significativas, incluindo sua reputação. Para os consumidores, uma má decisão de compra significa que eles não vão adquirir o produto ou serviço novamente. Para pessoas de C-Level, uma má decisão pode prejudicar sua carreira ou empresa.
Por esse motivo, os executivos confiam mais em seus pares e colegas. Eles tendem a evitar peças criativas de venda e buscar opiniões de especialistas e pessoas em quem confiam. Um ótimo conteúdo fornece informações relevantes que favorecem a conversa.
Os executivos buscam várias fontes de informação, a fim de obter uma visão ampla dos tópicos e validar suas próprias ideias. Portanto, eles frequentemente procuram pontos de vista que desafiam seu próprio pensamento.
Aqui estão seis maneiras de criar conteúdo que se conecta com executivos:
- Aborde os que buscam conhecimento.
- Crie conteúdo crível.
- Mostre o pensamento original.
- Seja sucinto.
- Conecte o conteúdo ao valor.
- Concentre-se na estratégia.
-
Aborde os que buscam conhecimento
Os executivos tendem a ser bons leitores, pois eles buscam informações online para ficar a par das tendências e coisas que afetarão seus negócios. Como um grupo, eles se orgulham de estar acima da média, por isso estão constantemente procurando informações que possam beneficiá-los.
Criar um conteúdo que atenda às tendências atuais, novas e emergentes é um bom ponto de partida. Tópicos com palavras-chave relevantes podem levar seu conteúdo a ser visto e lido. Estudos de caso, pesquisas e revisões credíveis receberão atenção, se o conteúdo for considerado conveniente.
-
Crie conteúdo crível
Sem credibilidade, nada do que você diz será importante. Não é tão simples quanto dizer às pessoas o que você quer dizer; você precisa fazer o levantamento do que está dizendo com fatos.
Se você já é reconhecido como um líder de pensamento em seu campo ou tem anos de experiência, talvez já tenha credibilidade para levar as pessoas a ouvir. Caso contrário, precisará trabalhar um pouco mais para obter essa confiança.
Você pode “emprestar” a credibilidade de outras pessoas. Citar líderes da indústria, palestrantes e conversas que você teve com líderes de pensamento pode ajudar a estabelecer sua reputação.
Faça um levantamento de seus pensamentos e ideias com pesquisa. Embora histórias anedóticas possam ajudar a atrair seu leitor, são os fatos que demonstram porque a história é importante.
Use pesquisas, estudos, números, fatos e exemplos para apoiar sua tese.
-
Mostre o pensamento original
Resumir artigos de notícias do setor, fornecer algum contexto relevante ou desenvolver ideias com originalidade pode ser uma boa estratégia. Os executivos podem querer ler esse whitepaper de 28 páginas sobre um tópico de tendência, mas são mais propensos a ler um resumo de 500 palavras, antes de decidir investir tempo para ler tudo.
No entanto, você não pode simplesmente reciclar o que foi publicado em outro lugar e alterar o texto. É necessário se concentrar em ideias instigantes. Mostrar como a sabedoria convencional está errada receberá mais atenção do que outro artigo revelando sobre como está certa.
Os executivos de alto nível estão focados nos resultados. Você precisa ir além do pensamento convencional e ultrapassar os limites. Novas abordagens e novas ideias são combustível para esses profissionais.
-
Seja sucinto
Entregue ideias de forma sucinta, com informações, conceitos e estratégias específicas e acionáveis.
Seu público C-Level está sedento por tempo. Se você estiver fornecendo conteúdo detalhado, comece com um rápido resumo do que vai discorrer posteriormente no artigo ou no whitepaper. Considere uma lista numerada ou com marcadores dos principais tópicos no início do seu conteúdo. Isso fornece aos usuários a essência do que você dirá e os ajuda a decidir se desejam dedicar algum tempo para digerir todas as informações. Se eles tiverem tempo apenas para examiná-lo, esses pontos podem ajudá-los a identificar os insights específicos que desejam obter.
-
Conecte o conteúdo ao valor
Os vendedores geralmente cometem o erro de exaltar os recursos de seus produtos, em vez dos benefícios. Como disse o professor Theodore Levitt, da Harvard Business School, “as pessoas não querem comprar uma broca de quinze centímetros. Eles querem um buraco de um quarto de polegada.”
Ao criar conteúdo, não caia nessa armadilha. Você precisa capturar inicialmente a atenção de um executivo e depois mostrar rapidamente a ele por que vale a pena ler. Ninguém quer se aprofundar nos aspectos técnicos, até saber como o produto ou serviço o beneficiará.
Certifique-se de evitar o discurso de vendas. Qualquer coisa que pareça uma tentativa velada de vender seu produto ou serviço afastará os executivos. Embora você possa – e deva – fornecer informações de contato e um plano de ação, o conteúdo em si precisa ser valioso .
David Beebe, ex-chefe de conteúdo da Marriott, descreve assim: “O marketing de conteúdo é realmente como um primeiro encontro. Se tudo o que você faz é falar sobre si mesmo, não haverá uma segunda vez”.
-
Foco na estratégia
As peças de marketing de conteúdo que você cria devem se concentrar mais na estratégia e menos nas táticas. Lembre-se de que os leitores, no nível que você está direcionando, estão focados no quadro geral. Eles têm subordinados diretos que se preocupam com os detalhes e táticas de como alcançar resultados específicos.
Grandes ideias se conectam. Você precisa vender o valor da ideia, antes que eles invistam tempo para pensar nas táticas necessárias para alcançá-las.
Colocando em ação
Criar conteúdo que se conecte com os líderes do setor pode ser complexo e demorado. Considere contratar uma equipe de redação de conteúdo que tenha tempo para fazer a pesquisa e possa otimizar seus esforços. Mesmo se você tiver essas ideias originais, ainda há muito trabalho a ser feito para aprimorar a sua mensagem e fazer o backup com fatos para aumentar sua credibilidade.
Por fim, seu conteúdo será conectado apenas se as pessoas certas o virem. Onde e como você o distribuir pode ser tão importante quanto o que você tem a dizer.