midiaria.com midiaria.com

Mais informações

SP 55 11 2729-8617

contato@midiaria.com

R. Dr. Cândido Espinheira, 560 - Sala 92
Perdizes, São Paulo - SP, 05001-100

shape shape

planejamento estratégico de marketing maio 14, 2012

Como criar uma rede social voltada para seu público?

Kleber Pinto

Escrito por Kleber Pinto

Tempo de leitura 3 min

Como criar uma rede social voltada para seu público?

Você já pensou em criar uma rede social própria? Vários são os motivos para a construção de uma plataforma própria, onde ao criar uma rede social, você se torna dono dos dados publicados no site, pode desenvolver diversas funcionalidades  conforme suas necessidades, ter regulamentos próprios de segurança e, o mais importante, conquistar o público certo, que efetivamente se interessa por seus produtos ou serviços.

Vamos tentar explicar no detalhe essas vantagens:

Donos dos dados: pegando como exemplo o Facebook, tudo o que está escrito, criado ou postado é de domínio da rede social. Nesse sentido, ao criar sua rede social é necessário estabelecer regras e elementos de privacidade. Porém, o mais importante: essa rede é sua!  O dono dos dados é você! Invista nela!

Novas funcionalidades: o fator determinante de uma rede social é seu tamanho, que pode ser o seu sucesso ou fraqueza. Quando uma plataforma precisa atender a muitas pessoas, é difícil se adaptar para públicos específicos. Se a vontade é de desenvolver funcionalidades exclusivas, que tenham valor para os seus usuários, é melhor recorrer a um ambiente menor.

Mais segurança: é mais fácil administrar a segurança em uma rede menor. A privacidade de uma criança, por exemplo , é mais difícil de ser controlada em uma rede social grande, já que tem que dar atenção a muita gente. Ter sua própria rede permite o controle das diretrizes e regras sobre moderação de conteúdo e alguns recursos adicionais para os usuários da rede social.

Podemos citar como exemplo a Nike, o HSBC e a Unilever, que são pioneiras na criação de plataformas sociais autônomas. Uma pesquisa da Forrest Research, que atua nos Estados Unidos, Europa e Ásia, mostrou que 55% dos gestores de marketing já construíram ou decidiram ter suas próprias redes sociais. Mais aí vem a pergunta: como começar a montar uma rede social própria?

Quatro são os pilares essenciais para estabelecer essa nova plataforma:

– Defina as estratégias: quais são suas metas e objetivos?

– Identifique os usuários principais: que tipo de funcionalidades são necessárias para agradar seu público? O que ele quer?

– Defina as métricas: como você vai avaliar o desempenho da sua rede social?

– Considerações técnicas: pense nas implementações que serão feitas e na forma que será gerenciada a plataforma criada.

A revista www.com.br desse mês apresenta essa matéria na íntegra com dicas mais detalhadas. Confira!

Acredite! Invista seus esforços em sua própria rede social!