midiaria.com midiaria.com

Mais informações

SP 55 11 2729-8617

contato@midiaria.com

R. Dr. Cândido Espinheira, 560 - Sala 92
Perdizes, São Paulo - SP, 05001-100

shape shape

Comunicação e Mídias Sociais agosto 28, 2012

Como a Globo mantém as empreguetes de Cheias de Charme nos trending topics

Kleber Pinto

Escrito por Kleber Pinto

Tempo de leitura 2 min

Como a Globo mantém as empreguetes de Cheias de Charme nos trending topics

A partir das 18h, a internet é a segunda tela de muitos lares brasileiros – quando não é a primeira. Dividir a atenção entre TV e web já é hábito nacional e a Rede Globo já entendeu isso. Prova é a estratégia da novela “Cheias de Charme“, exibida às 19h (em 2016, no Vale a Pena Ver de Novo).

Quem assiste TV navegando pela internet já deve ter notado que as personagens Rosário, Cida e Penha vivem nos trending topics do Twitter, têm dezenas de fan pages no Facebook e são assuntos recorrentes em blogs (são mais de 221 mil referências!). Na trama, o primeiro videoclipe do grupo fictício foi lançado na internet e só depois foi exibido na novela. E assim tem sido desde então, a novela continua na internet.

No capítulo desta segunda-feira, 27 de agosto de 2012, a trama ganhou novo fôlego com uma notícia bombástica para quem acompanha a trama: o grupo Empreguetes vai se separar. Esse provavelmente é o início do ponto alto do folhetim e a estratégia transmídia de usar as redes sociais como apoio está presente.

Depois da cena em que o trio anuncia oficialmente sua separação, dois personagens convidam os telespectadores a se juntarem ao movimento “Empreguetes para sempre” lançado no hotsite da novela (www.empreguetes.com.br).

O resultado desta última cena, que durou menos de 2 minutos, repercutiu em segundos. #Cida, #Rosario e #Empreguetesprasempre subiram rapidamente para os trending topics do Twitter. No hotsite de “Cheias de Charme”, os internautas podem enviar vídeos pedindo que o grupo não acabe e comentar a separação.

“Cheias de Charme” mostra que a telenovela mudou; e que a TV precisa, sim, integrar uma estratégia maior, que contemple a interação constante pela web. Para o bem do próprio veículo e engajamento do telespectador/internauta.