EspeciaisWeb Summit 2021 novembro 3, 2021
Codeless future: mercado precisa de desenvolvedores low code
Os desenvolvedores e programadores já sabem: o low code e o no code são uma tendência sem volta. Assim garante uma pesquisa recém-publicada pela Mendix em que 75% dos profissionais de tecnologia da informação afirmam entender esse movimento. O low code é uma abordagem de desenvolvimento de software que requer pouco ou nenhum código para construir aplicações e processos.
Hanna Hennig, CIO Siemens, apresentou esse e outros dados em sua breve sessão no Web Summit. A Mendix, empresa adquirida pela Siemens em 2018, já conta com mais de 100 mil usuários que desenvolvem aplicações e softwares com baixo ou nenhum código. Segundo a executiva, há uma explicação razoável para esse movimento. “A abordagem low code traz agilidade aos negócios, maior controle do que é produzido e foca no que realmente importa, a experiência do usuário”, argumentou Hanna.
Low code, apps e mais profissionais
Segundo a executiva, a cultura low code ou no code permitirá que empresas do setor público e privado ofereçam à sociedade mais aplicações necessárias para os dias de hoje. No entanto, há uma falta de profissionais no mercado. “Low code não significa que abandonaremos os códigos, apenas que precisaremos de tecnologia e e criatividade para ouvir nossos consumidores e promover plataformas de alta performance”.
“Precisamos de mais profissionais que trabalhem com low code ou no code para criarmos mais plataformas e aplicações que sirvam a sociedade do futuro. Profissionais de low code e empresas que priorizarem essa agenda terão mais inovação e sinergia com o futuro”, finalizou.