midiaria.com midiaria.com

Mais informações

SP 55 11 2729-8617

contato@midiaria.com

R. Dr. Cândido Espinheira, 560 - Sala 92
Perdizes, São Paulo - SP, 05001-100

shape shape

DES MadridEspeciais maio 22, 2019

Blockchain: um marco de confiança para a 4a. Revolução Industrial

Lucas Lima

Escrito por Lucas Lima

Tempo de leitura 2 min

Blockchain: um marco de confiança para a 4a. Revolução Industrial

Michael Casey foi o primeiro keynote speaker do segundo dia do Digital Enterprise Show – DES Madrid 2019, trazendo uma discussão sobre Tecnologia Blockchain como um marco de confiança indispensável para a Quarta Revolução Industrial.

O Blockchain, também conhecido como o protocolo da confiança, é uma tecnologia de registro distribuída, com o objetivo da descentralização como medida de segurança. São bases de registro e dados distribuídos e compartilhados que têm a função de criar um índice global para todas as transações que ocorrem em um determinado mercado.

Casey reforça o quanto a tecnologia Blockchain oferece uma base de confiança descentralizada para a 4a. Revolução Industrial, permitindo que tecnologias disruptivas, como a Inteligência Artificial e a Internet das Coisas, impulsionem com segurança o controle econômico computacional entorno de nossas redes sociais. Para o estudioso, a tecnologia Blockchain é uma fundação de confiança indispensável para uma sociedade global que está perdendo a confiança em instituições centralizadas, mas com medo da invasão de máquinas autônomas em nossas vidas.

A descentralização possui um grande valor agregado: “o custo da confiança”. Tudo é pautado em custos expressivos porque as pessoas não podem confiar uma nas outras. Isso resulta em múltiplos registros centralizados que precisam ser reconciliados, sendo um processo demorado e caro. Do ponto de vista computacional, qualquer registro compartilhado pode ser caro, porque precisam de vários computadores no mesmo registro. O desafio é descentralizar os registros!

O Supply Chain é um nicho que possui um grande problema de desconfiança envolvido, pois há uma série de stakeholders em torno da cadeia. Eles possuem objetivos em comum, mas desconfiam porque todo comprador quer adquirir e todo vendedor quer vender. A ideia é que seja criado um conjunto comum de registros que mostre as transações do sistema, e as pessoas possam ser mais transparentes com as informações que compartilham. Se todos, dentro do processo de suprimentos, puderem acompanhar as informações, eles poderão planejar quanto precisam comprar de algo, sem desperdiçar.

Trata-se de um grande desafio por uma questão central pelo qual todos estão lutando: como criar um token que pode tornar interesses díspares e desalinhados de pessoas unidas em torno de um interesse comum. Talvez, isso possa mudar o mundo!