Comunicação e Mídias Sociais abril 1, 2020
Ideias para alcançar o seu público através das redes sociais em época de isolamento
Em uma época onde a população deve praticar isolamento social e evitar aglomerações devido a pandemia da COVID-19, as redes sociais se tornaram uma ferramenta importante de comunicação entre marcas e seu consumidor final.
Além de ser uma ação de responsabilidade das empresas evitarem a aglomeração de pessoas e a propagação do virus, redes como o Facebook, o Instagram e o LinkedIn estão sendo mais utilizadas pelas pessoas para procurarem atividades que possam fazer dentro de casa durante o período de isolamento, aumentando o tempo gasto dentro de redes sociais.
De acordo Kleber Pinto, líder de projetos digitais e comunicação da midiaria.com, nesse momento de crise as marcas não podem se esconder de seus clientes. “Às empresas físicas devem alimentar as suas redes sociais com conteúdo relevante, ofertar possibilidade de compra online e promover campanhas de mídia paga geolocalizadas para manter a loja presente na mente do consumidor local”, diz.
Ele ainda ressalta que o tipo de conteúdo compartilhado deve ser entretenimento ou resolução de tarefas. “A indicação é promover conteúdo que ajude o cliente a solucionar algo, ou que divirta o seguidor naquele momento, demonstrando que a marca não quer somente vender seus produtos, mas também dialogar. Para lojistas que estão sendo procurados por itens que se esgotam rapidamente das prateleiras, como no caso alimentício, as redes sociais e o WhatsApp podem ser formas de compartilhar disponibilidade de produto”.
A reversão da crise e relacionamento com o cliente
Outro ponto que as empresas devem enxergar é a oportunidade de aumentar o seu lucro nesse momento e aprofundar ainda mais o seu relacionamento com o cliente. Apesar dos desafios vivenciados, principalmente pelo varejo, essa situação de crise deve ser encarada como um desafio das marcas para se reinventarem e utilizarem cada vez mais a tecnologia para se manterem ativas.
Ainda de acordo com Kleber Pinto, o e-commerce tende a crescer nos próximos meses, assim como o serviço de entregas. “O empresário pode repensar seu negócio e abrir novas frentes de atuação. Para o comércio local, a oportunidade é se fazer relevante nas adjacências e mostrar que a loja tem o produto e pode entregá-lo rapidamente.”
Ele ainda destaca que por mais difícil que seja o tempo de isolamento social, ele está permitindo uma nova forma de relacionamento entre pessoas e marcas. “Aprenderemos a ser mais produtivos, criativos e olharmos para aquilo que é essencial, para os negócios e para a sociedade. O relacionamento com o cliente deverá ser cada vez mais transparente, ágil e relevante”, finaliza