midiaria.com midiaria.com

Mais informações

SP 55 11 2729-8617

contato@midiaria.com

R. Dr. Cândido Espinheira, 560 - Sala 92
Perdizes, São Paulo - SP, 05001-100

shape shape

Web Summit Rio 2025 abril 29, 2025

O Futuro do Luxo: rebranding, cultura e ancestralidade

Tatiana Franco

Escrito por Tatiana Franco

Tempo de leitura 3 min

O Futuro do Luxo: rebranding, cultura e ancestralidade

Em 2025, é notável que os mais diversos segmentos precisam se reinventar, e o mercado de luxo não fica atrás.

O Web Summit 2025 abordou esta temática com Camila Mateus, CMO JRL, da Jaguar LandRover Brasil, em uma conversa sobre a jornada de transformação da Jaguar e outras marcas do grupo JLR. O foco foi o recente reposicionamento de marca Jaguar, o impacto cultural das campanhas e a visão de futuro que une tradição, inovação e sustentabilidade.

 

Rebranding da Jaguar – o processo de reinvenção

O rebranding da Jaguar pode parecer algo repentino, mas na verdade, é resultado de um planejamento que já dura três anos, segundo Camila. Essa mudança faz parte de uma estratégia interna chamada “Reimagine”, que redefiniu toda a abordagem do grupo Jaguar Land Rover. Hoje, conforme ela afirma, se fala de quatro marcas distintas: Jaguar, Defender, Discovery e Range Rover – cada uma com sua própria identidade e legado.

O objetivo desse movimento? Trazer as marcas de volta às suas origens, ao mesmo tempo em que se moldam para as expectativas contemporâneas de luxo.

 

Representatividade e legado, novos sinônimos de luxo

O conceito de luxo evolui constantemente, e hoje ele é menos sobre ostentação e mais sobre representatividade, confiabilidade e legado. A Jaguar, prestes a completar 90 anos, busca justamente isso: honrar sua história enquanto constrói novas conexões com uma geração que valoriza propósito e autenticidade.

Segundo a filosofia de Sir William Lyons, fundador da Jaguar, os produtos da marca deveriam ser um “Cup of Nothing” – ou seja, inigualáveis, singulares. Esse princípio está na base do rebranding: um retorno à essência da marca com os olhos voltados para o futuro.

 

Global, desde a raiz e a cultura Brasileira faz parte desta história

O  equilíbrio entre o alcance global e a conexão com as raízes locais fazem parte deste movimento. As marcas da JLR são verdadeiramente globais, mas integram elementos regionais.

Essa integração de cultura local a plataformas globais fortalece a marca e gera identificação não apenas com consumidores brasileiros, mas com públicos conectados no mundo todo.

 

Comunicação customizada é ouro

Nesta nova era do Marketing de luxo, fica claro que não é sobre atingir o maior número de pessoas, mas sim alcançar as pessoas certas com a mensagem correta.

A estratégia da JLR não está em reinventar os canais – todos assistem TV, usam Google ou vão ao cinema – mas sim na curadoria de conteúdo. Desde a escolha de veículos de imprensa até os jornalistas que cobrem os eventos, tudo é planejado para reforçar o espírito e propósito da marca.

Tendências do luxo: mais constância, menos hype

Apesar de estar atenta às tendências – como o recente buzz sobre o “quiet luxury” – a Jaguar evita surfar modismos passageiros.

A ideia é manter uma presença constante, sólida, fiel aos seus valores. Assim como outras marcas icônicas que passam de geração em geração, a Jaguar quer ser reconhecida por sua consistência, não por aderência a modas momentâneas.

Se você está acompanhando nossos conteúdos nesta cobertura, vai notar que muito se fala, nos mais diversos segmentos, de customização de produtos e soluções, olhando sempre para frente – tecnologias e inovação – mas, em equilíbrio com o passado – raízes regionais e ancestralidade.