Branding janeiro 28, 2014
8 princípios básicos para cuidar da sua marca pessoal
Nossa conversa de hoje é mostrar o quanto marcas pessoais podem ganhar força e ainda render bons resultados financeiros. Temos um case interessante do mercado artístico que podemos estudar, que é a atriz Tatá Werneck, que em sua primeira novela global conseguiu cativar seu público de forma rápida, o que já lhe rendeu vários contratos publicitários, cerca de 32 aceitos e 71 recusados. Era o estopim que faltava para a imagem da comediante explodir de vez nas telas e cair no gosto popular. Na esteira desse sucesso, e no tradicional casamento entre o humor e a propaganda, as marcas não demoraram para usar o carisma da agora estrela global para promover os seus produtos.
Siga a midiaria.com no Pinterest, no Google+, no Linkedin, no Twitter e no Facebook!
Pode parecer algo difícil, mas tudo na vida é uma questão de planejamento e estratégia. E para ganhar toda essa força é necessário entender os 8 princípios básicos para o gerenciamento da própria marca, que são eles:
– Estudar seu DNA: externar as características que o tornam singular;
– Identificar seu Genius Loci: entender as características sócio-culturais, hábitos e comportamentos que o caracterizam como individuo;
– Definir seu público alvo: defina realmente com quem você quer falar;
– Identificar os atributos: esses atributos deverão ser comunicados de forma que sejam percebidos pelos outros;
– Storytelling: conte a história da sua marca de um jeito diferente;
– Crie ferramentas de marketing: as ferramentas tradicionais de comunicação da marca pessoal são biografias, currículos e mídias digitais;
– Avalie sua identidade online: você precisa ser a mesma pessoa nos dois universos e transmitir suas mensagens de forma eficaz.
– Tenha uma identidade visual: gerenciar o ambiente de sua marca é criar vocabulários visuais que o representem;
Já parou para pensar o quanto sua marca pode render bons resultados? Invista em você!
(*) Foto: Lailson Santos/VEJA