midiaria.com midiaria.com

Mais informações

SP 55 11 2729-8617

contato@midiaria.com

R. Dr. Cândido Espinheira, 560 - Sala 92
Perdizes, São Paulo - SP, 05001-100

shape shape

planejamento estratégico de marketing março 5, 2012

8 dicas para planejar sua apresentação

Kleber Pinto

Escrito por Kleber Pinto

Tempo de leitura 3 min

8 dicas para planejar sua apresentação

Hora de preparar o discurso de sua apresentação. Mas o que escrever? Como prender a atenção do público que irá assistir? Depois de definir com clareza os motivos para a apresentação, o perfil do público e o que eles esperam ouvir, comece a estruturar o seu discurso. Esta fase de planejamento é vital, por isso não convém ficar para a última hora. Na hora de falar, é crucial estar familiarizado com a estrutura e o conteúdo do discurso.  Existem oito etapas para preparar uma apresentação de sucesso:

– Defina a sua teoria: escreva em uma frase o que você quer que o público saiba, entenda ou faça. Tente chegar a uma forma breve, simples, abrangente e o mais completa possível

– Desenvolva os pontos essenciais: limite-se a apenas duas ou três questões principais, para que seja possível explica-la em detalhes. Certifique-se de que todos os elementos são coerentes com a teoria básica e com o motivo da apresentação.

 – Reúna material de apoio: organize dados ou fatos que sustentem sua teoria básica. Use o conhecimento do público para selecionar os tipos de provas mais convincentes e apresente os dados de forma objetiva, atual e transparente.

– Pense na estrutura: avalie a ordem mais indicada para apresentar a informação. Pense no que você vai dizer para abrir o assunto, no corpo do discurso e na conclusão.

 – Prepare um rascunho: escreva um esboço da sua fala no espaço de uma página. Pense sobre as questões que pretende apresentar, na melhor sequência para abordar cada uma e nos argumentos que podem ser usados para sustentar sua teoria.

– Use recursos visuais: pense nos recursos visuais que podem reforçar o seu discurso, ajudando a explicar, esclarecer e comprovar os pontos principais. Às vezes, é mais eficiente mostrar uma imagem do que usar palavras.

– Escreva o discurso: agora, prepare o conteúdo do seu discurso em detalhes. Algumas pessoas optam por anotar tópicos e objetivos, outras preferem um roteiro mais completo. Escolha a opção que melhor lhe convier, mas lembre-se de que o público quer ouvir você falar e não fazer uma leitura.

-Organize as anotações: finalmente, transfira o discurso para um material que será levado com você. Pode ser uma apresentação em PowerPoint, tópicos anotados em uma página de papel e fala completa.

Recursos visuais ajudam?

Muitos acreditam que o apoio visual auxilia na comunicação por três razões principais:

– Ajudam a apresentar, reforças e esclarecer o que está sendo exposto. Às vezes, não é possível explicar com palavras um conceito ou fenômeno, mas pode-se demonstrá-la ao público.

– Algumas pessoas prestam mais atenção ao que veem do que ao que escutam, e conseguem se lembrar melhor das informações visuais do que das palavras.

– As pessoas tendem a reconhecer mais facilmente as ideias apresentadas com a combinação de palavras e imagens – mais do que apenas com palavras ou só com imagens.

Fácil? É hora de colocar em prática essas dicas e sentir seu grande desempenho no planejamento de sua apresentação.