midiaria.com midiaria.com

Mais informações

SP 55 11 2729-8617

contato@midiaria.com

R. Dr. Cândido Espinheira, 560 - Sala 92
Perdizes, São Paulo - SP, 05001-100

shape shape

web, tecnologia e seo fevereiro 21, 2012

Brasileiro adora e confia no SMS, aponta pesquisa

Kleber Pinto

Escrito por Kleber Pinto

Tempo de leitura 2 min

Brasileiro adora e confia no SMS, aponta pesquisa

Quantas mensagens de texto você envia por mês? Se a resposta for “muitas”, você provavelmente faz parte da média de 81 SMS que cada brasileiro troca mensalmente, segundo recente pesquisa da Acision, multinacional de dados móveis.

Em parceria com as operadoras de telefonia móvel nacionais, a empresa registrou que somente no último trimestre de 2011 os brasileiros aumentaram para 81 SMS enviados mensalmente, contra os 48 enviados, por usuário, no mesmo período em 2010. Segundo a 10ª edição da pesquisa MAVAM (Monitor Acision de VAS Móvel), o crescimento se deve ao número de smartphones vendidos no país e as ofertas das operadoras locais. Em média, cada SMS no Brasil custa R$ 0,38. Em janeiro deste ano, a Anatel indicou que o Brasil conta com 245,2 milhões de celulares e uma densidade de 125,29 celulares/100 habitantes.

A pesquisa apontou ainda que o uso de SMS na comunicação móvel brasileira representa 37,1% do VAS (Value Added Service, termo utilizado para designar serviços com características e funcionalidades melhores que as oferecidas por serviços básicos).

Segundo o Ministério das Comunicações, em 2011 foram registrados aproximadamente 40 milhões de novos usuários de internet móvel, um aumento de 99,8% em relação a 2010.

Essa nova demanda está disposta a pagar por serviços de SMS personalizados, de acordo com a pesquisa MAVAM:

  • 44% dos respondentes pagariam para receber alertas SMS pelo celular;
  • 43% gostariam de SMS automáticos de encaminhamento para uma conta de e-mail;
  • 43% demonstram gosto por múltiplos cartões SIM (chips);
  • 43% simpatizam com a ideia de nuvem de armazenamento;
  • 41% pagariam por um serviço de desvio de SMS.

Essa personalização tem uma razão: o brasileiro confia no SMS. No meio corporativo, 39% dos respondentes preferem enviar mensagens de texto a trocar e-mails com colegas de trabalho. Apenas 20% desses usuários optam por serviços de comunicação instantânea, como BlackBerry Messenger, WhatsApp e Facebook Chat.

Você concorda com esse retrato do brasileiro frente ao SMS?

Leia também: